Serviços

  • Consulta local aos acervos

O acervo da biblioteca central encontra-se à disposição, com livre acesso, para toda comunidade universitária e a sociedade em geral.

  • Catálogo on line 

A biblioteca disponibiliza terminais de computadores para consulta aos catálogos dos acervos das bibliotecas do SIBI/UFAL.

  • Empréstimo domiciliar

O empréstimo domiciliar é um serviço exclusivo para alunos, professores e funcionários, e permite a retirada de material bibliográfico por período pré-determinado. O empréstimo é realizado através de biometria. Abaixo seguem os prazos e quantidades de itens de acordo com a categoria do usuário:

  • Professores: 30 (trinta) dias;


b) alunos e servidores técnico-administrativos: 15 (quinze) dias.

 * advertimos que a biblioteca não se responsabilizará por empréstimo de livros, da UFAL, entre usuários.
Para solicitar o serviço o usuário deverá dirigir-se ao balcão de empréstimo das bibliotecas.

  • Empréstimo entre bibliotecas

Serviço que permite ao usuário o acesso a materiais bibliográficos que não se encontram disponíveis no seu próprio acervo e visa, sobretudo, a integração das bibliotecas do sistema.

Observamos que: o serviço é restrito aos livros, excluindo-se materiais de referência, periódicos, coleção especial, por serem de consulta interna na biblioteca.
As normas de circulação e empréstimo também se aplicam para tal serviço.

Para solicitá-lo entrar em contato com o setor de empréstimos de sua biblioteca.

  • Renovação e reserva on line

 Disponibilizamos, aos usuários cadastrados no sistema, renovar e reservar materiais bibliográficos; excluindo-se materiais de referência, periódicos, coleção especial, por serem de consulta interna na biblioteca; por meio de computadores e dispositivos móveis e outros, que possuam acesso à internet.

  • Emissão de nada consta

O nada consta é o documento que comprova a ausência de débito nas bibliotecas. Necessário para o corpo discente para a emissão de certificados e diplomas de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação.  
Para solicitar o serviço o usuário deverá dirigir-se ao balcão de empréstimo das bibliotecas.

  • Conteúdos digitais

Fazem parte dos conteúdos digitais, todos os materiais bibliográficos não impressos, tais como os periódicos, livros eletrônicos (e-books) e as bases de dados científicas, onde podemos encontrar as mais diversas fontes de pesquisa acadêmico-científica, além do repositório institucional e da biblioteca digital de teses e dissertações.

Para ter acesso aos conteúdos clique

  • Treinamento em bases de dados científicas

Objetiva apresentar fontes de informação disponíveis em meio eletrônico, e tem como principal finalidade auxiliar a comunidade acadêmica no processo de recuperação da informação e no acesso as bases de dados digitais.

Para solicitar o serviço o usuário deverá baixar e preencher o formulário de solicitação e levá-lo ao setor responsável.

  • Levantamento bibliográfico

Consiste na pesquisa em bases de dados nacionais e internacionais, resultando numa relação das bibliografias existentes nos acervos de bibliotecas, sejam artigos de periódicos, teses, livros, folhetos e outros materiais bibliográficos sobre determinado assunto e segundo as especificações definidas pelo próprio solicitante: idioma, tipo de material, palavras-chave, etc.
Trata-se de uma prévia seleção de bibliografias ou documentos que poderão ser utilizados como referência na construção de uma tese, dissertação, monografia, TCC ou qualquer trabalho acadêmico.

Para solicitar o serviço o usuário deverá baixar e preencher o formulário de solicitação e levá-lo ao setor responsável.

  • Comutação bibliográfica 

O programa de comutação bibliográfica (COMUT) é um serviço oferecido pelo instituto brasileiro de informação em ciência e tecnologia (IBICT), que permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Entre os documentos acessíveis, encontram–se periódicos, teses, dissertações, anais de congressos, relatórios técnicos e capítulos de livros.
Taxas
Os valores do COMUT são fixados em quantidade de bônus, ou seja, cinco páginas correspondem a um bônus e assim sucessivamente. O IBICT não trabalha com valores de bônus fracionados.


Serviço

Nº de páginas

Valor nacional

Valor internacional

COMUT - BONUS 

5

R$ 2,20

$7,50 (dólar)

 BIREME - SCAD

20

R$ 8,00

$16,00 (dólar)

Para solicitar o serviço o usuário deverá baixar o formulário de solicitação e entregá-lo, previamente preenchido, ao setor responsável.

  • Orientação técnica para trabalhos (de acordo com ABNT)

Proporciona aos usuários um direcionamento para a normalização dos seus trabalhos bem como, das obras a serem publicadas pela EDUFAL; seguindo as diretrizes e normas da ABNT.

  • Catalogação na fonte (elaboração de ficha catalográfica)

Item obrigatório em publicações e deverá constar no verso da folha de rosto; a ficha catalográfica (representação descritiva) é elaborada seguindo as regras do código de catalogação anglo-americano (AACR2), onde serão observados os seguintes elementos: capa, folha de rosto, resumo, palavras-chave, sumário e introdução. Esse serviço é oferecido a toda comunidade da UFAL, e um item obrigatório para as dissertações e teses.
Para solicitar o serviço o usuário deverá dirigir-se ao setor responsável e, entregar uma cópia impressa do material a ser publicado juntamente com o formulário de solicitação. Maiores informações através do telefone 3214-1462.

  • Biblioteca digital de teses e dissertações (B.D.T.D.)

É um projeto em parceria com o instituto brasileiro de informação em ciência e tecnologia (IBICT), implantado em 07 de agosto de 2006, que reúne e disponibiliza aos usuários todas as teses e dissertações da UFAL em formato eletrônico. Visa integrar os sistemas de informação de teses e dissertações existentes nas instituições de ensino superior do brasil.
Acesso: www.sibi.ufal.br   e  www.ibict.br

  • Repositório institucional (R.I.)

Reúne documentos digitais da produção científica e acadêmica gerada no âmbito da UFAL, visando a preservação e disseminação por meio da web, promovendo de tal modo uma maior acessibilidade, visibilidade e impacto aos conteúdos informacionais.
Tais como:

    • Coleção de artigos publicados em periódicos, livros e capítulos de livros;
    • Dissertações e teses;
    • Trabalhos apresentados em eventos.

Acesso: www.repositorio.ufal.br
Maiores informações através do telefone 3214-1462.

  • Visita orientada

É um serviço oferecido apenas para a comunidade acadêmica da UFAL e objetiva fornecer informações gerais sobre o sistema de bibliotecas. Apresentando a biblioteca, seus setores, serviços e regulamento. Além de orientar os usuários quanto ao uso do acervo, desde como localizar um livro na estante a dicas de como preservar o acervo.

Para solicitá-lo basta dirigir-se até o setor responsável na biblioteca, levando o formulário de solicitação previamente preenchido para realizar agendamento.

 

  • Reserva de espaços para eventos – auditório, mini-auditório, sala de aula e hall para exposições

Serviço ofertado, na biblioteca central, para toda comunidade cuja finalidade é proporcionar ambientes para realização dos mais diversos eventos.
Para solicitá-lo basta dirigir-se até a secretaria da biblioteca, levando o formulário de solicitação previamente preenchido para realizar agendamento.

  • Espaço para jogos (xadrez e damas)

Espaço localizado no prédio da biblioteca central visa oferecer a comunidade local para entretenimento e integração.

Para solicitá-lo basta dirigir-se até a secretaria da biblioteca.

  • Espaço digital Santander

Espaço criado em parceria com o banco Santander, localizado no prédio da biblioteca central desde 2009. Objetiva ampliar o acesso ao mundo digital, disseminando o uso da tecnologia para toda a comunidade acadêmica e circunvizinha, além de facilitar a realização de pesquisas e o enriquecimento de trabalhos acadêmicos, ampliando o acesso à informação e ao conhecimento.

  • Fotocópias

Serviço que permite aos usuários acesso à cópias de materiais de seu interesse.
Para utilizá-lo e obter mais informações sobre preços e outros, basta dirigir-se ao setor responsável.