Dúvidas Frequentes

Para saber o horário de atendimento das Bibliotecas do Sibi/Ufal, acesse o menu Bibliotecas do SiBi em nosso Portal Eletrônico e selecione a biblioteca desejada.

Dirija-se a uma das bibliotecas do SiBi/Ufal. Na oportunidade, apresente um documento de identidade com foto e um comprovante de vínculo com a Ufal (comprovante de matrícula para alunos, último contracheque para servidores). Em seguida, os servidores do Sibi/Ufal efetuarão o registro de sua biometria e definirão a sua senha. Pronto! Agora você pode ter acesso a um acervo de mais de 300 mil exemplares de livros físicos e digitais. Aproveite!

Dirija-se a uma das Bibliotecas do SiBi/Ufal para cadastrar nova senha ou alterá-la, portando um documento de identificação com foto (válido em todo o território nacional). Você assinará um documento em que informará o motivo da alteração da senha.

Sim. A consulta local ao acervo pode ser realizada por qualquer pessoa, independentemente de vínculos com a Ufal.

Você poderá pegar emprestado até cinco (05) livros, os quais deverão ser devolvidos no prazo de quinze (15) dias, para discentes e técnico-administrativos, e de trinta (30) dias, para docentes. Esses prazos poderão ser renovados, pelos próprios usuários, por até três vezes consecutivas, desde que a obra emprestada não tenha sido reservada por outro usuário e que os referidos prazos não estejam expirados.

Não. A devolução deve ser efetuada exclusivamente na biblioteca que realizou o empréstimo do material.

Sim, desde que o prazo de devolução não tenha expirado. Vale lembrar que o próprio usuário pode realizar renovações por meio da Internet, a partir de seu computador, tablet, smartphones e etc. Cada livro poderá ser renovado, no máximo, três (03) vezes consecutivas, desde que a obra não tenha sido reservada por outro usuário e o prazo de devolução não tenha expirado, caso em que a renovação somente poderá ser feita no balcão de empréstimo das bibliotecas do SiBi/Ufal.

Como faço a renovação on-line? A renovação pode ser feita pela Internet de qualquer lugar onde o usuário esteja. Basta acessar a página (pergamum.ufal.br), inserir seus dados e a senha cadastrada no Sistema Pergamum. As renovações online devem ser realizadas em dias úteis.

Nessas situações, o prazo para devolução pode ter expirado ou o livro pode ter sido reservado por outro usuário.

A reserva somente será feita nos casos em que todos os exemplares do título desejado estiverem emprestados. Para realizar a reserva, basta acessar a página Reserva de Livros do portal eletrônico do SiBi/Ufal e clicar no botão ‘Reserve Aqui’, ou acessar diretamente o ‘Consulta ao Catálogo‘, procurar o livro desejado e fazer a sua reserva.  Assim que a obra estiver disponível, o usuário será avisado por e-mail e terá o prazo de 24 horas para efetivar o empréstimo, período após o qual a reserva será automaticamente cancelada. Vale lembrar que cada usuário tem direito a fazer uma única reserva por vez.

A devolução de livros fora do prazo previsto gera multas de R$ 1,00 por dia e por livro. Vale lembrar que, para efeito de cálculo de multas, somente são considerados os dias úteis, descontados os sábados, domingos e feriados. Além disso, o SiBi/Ufal não cobra multas nos dias em que, por motivos diversos, as bibliotecas não tenham funcionado em horário integral (considerados os horários específicos de cada biblioteca).

Portanto, antes de gerar a GRU para pagamento de multas, consulte a biblioteca em que o empréstimo foi realizado.

Para gerar uma GRU para o pagamento de Multa, o usuário deverá acessar o ‘Meu Pergamum‘ no portal eletrônico do SiBi/Ufal, inserir seus dados, clicar na aba Empréstimo, opção Débitos e depois clicar no botão Gerar Boleto. Em caso de dúvidas sobre a geração da GRU, você também pode acessar o Vídeo-Tutorial: Gerando GRU na seção de Vídeos em nosso Portal, ou por meio do nosso Canal SiBi Ufal no YouTube.

Caso, por motivos outros, ainda, não consiga gerar o boleto, siga as instruções abaixo para gerar o boleto de forma manual:

Instruções para o Pagamento de Multas (forma antiga)

Para quitar seu débito com a Biblioteca você deverá realizar os procedimentos abaixo:

Instruções para o Pagamento de Multas

Para quitar seu débito com a Biblioteca você deverá realizar os procedimentos abaixo:

1 Confirmar o valor a ser pago, após a devolução do material em atraso;

2 Acessar o site http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp;

3 Preencher a Guia de Recolhimento da União com os seguintes códigos:

.Unidade Gestora (UG): 153037 

.Gestão: 15222 

.Nome da Unidade: Universidade Federal de Alagoas (carregamento automático) 

Código de Recolhimento: escolher opção: 28886-1 / Outras Receitas Próprias / Avançar (abrirão novas opções para preenchimento)

.Número de Referência: 15303715222

.Competência: Mês e Ano

.Vencimento: Dia/Mês/Ano que a Multa será Paga

.CPF/CNPJ do Contribuinte: CPF do Usuário em Débito

.Nome do Contribuinte/Recolhedor: Nome do Usuário em Débito

.Valor Principal: Total do Valor da Multa a ser paga

.Descontos e Abatimentos: Não Preencher

.Outras Deduções: Não Preencher

.Juros/Encargos: Não Preencher

.Outros Acréscimos: Não Preencher

.Valor Total: Repetir o Valor do Campo – Valor Principal

4 Selecionar uma opção de geração: Escolher a opção em PDF e clicar em EMITIR GRU;

5 Imprimir a GRU;

6 Efetuar o Pagamento;

7 Apresentar o comprovante de pagamento no Balcão de Empréstimos da Biblioteca para que se possa efetivar a baixa no Sistema.

O usuário poderá acessar o valor da multa por meio do ‘Meu Pergamum‘, clicando na aba ‘Empréstimo’ e depois na opção ‘Débitos’, ou, então, dirigir-se ao balcão de empréstimo de quaisquer das bibliotecas do SiBi/Ufal.

Sim, desde que os livros doados sejam obras relevantes para o ensino superior e estejam em bom estado de conservação. Para comprovação desses requisitos, as doações são avaliadas por bibliotecários do SiBi/Ufal. Se aceitas, as doações darão quitação parcial ou total da multa, a depender do montante desta. Se não forem aceitas, as obras doadas serão devolvidas para o usuário doador e o valor da multa será mantido até futura quitação em dinheiro ou novas doações.

Sim, desde que o valor das multas não ultrapasse o limite de R$ 10 (dez) reais e as demais condições para renovação e empréstimo de livros estejam atendidas, como o número máximo de exemplares por cadastro e o número máximo de renovações por obra.

Em caso de multas superiores ao valor de R$ 10 (dez) reais, os serviços de empréstimo e renovação de livros serão automaticamente suspensos até a quitação da dívida.

O que é o Nada Consta do SiBi/Ufal e como solicitá-lo?

O Nada Consta é um documento que comprova a inexistência de quaisquer pendências de usuários junto às bibliotecas do SiBi/Ufal, para fins de colação de grau, emissão de diploma e etc. Para solicitar seu Nada Consta, dirija-se pessoalmente ao balcão de empréstimo de quaisquer das bibliotecas do SiBi/Ufal. O documento também pode ser solicitado por pessoas indicadas pelo usuário interessado, sem a necessidade de procuração específica para tanto. Basta que a pessoa indicada tenha em mãos o CPF ou o nome do usuário cadastrado no SiBi/Ufal.

Em caso de perda, furto ou roubo de livros emprestados, o usuário deverá repor as mesmas obras, de edição idêntica ou mais atual. Os livros para reposição poderão ser usados, desde que atendam aos critérios anteriores e estejam em bom estado de conservação.

Caso o livro não esteja mais disponível no mercado, o SiBi/Ufal indicará obra semelhante para substituição.

Em caso de danificação de livros locados, o usuário deverá repor a mesma obra, de edição idêntica ou mais atual que a da obra danificada. Os livros para reposição poderão ser usados, desde que atendam aos critérios anteriores e estejam em bom estado de conservação.

Caso o livro não esteja mais disponível no mercado, o SiBi/Ufal indicará obra semelhante para substituição.

Não. É de responsabilidade exclusiva dos usuários o cumprimento dos prazos de devolução dos livros emprestados. Os e-mails automáticos trata-se de um serviço adicional para auxiliar os usuários no acompanhamento dos prazos.

Sim, mesmo que os livros estejam atrasados, pois a multa será automaticamente registrada no sistema e poderá ser paga posteriormente pelo usuário titular do cadastro.

O SiBi/Ufal não se responsabiliza por empréstimo de livros entre usuários. Nessas situações, caso os livros sejam perdidos, danificados, furtados ou roubados, a responsabilidade pela reposição das obras é exclusiva do usuário que realizou o empréstimo junto às bibliotecas do SiBi/Ufal, em cujo cadastro os livros estejam registrados.