Dúvidas Frequentes

Para saber o horário de atendimento das Bibliotecas do Sibi/UFAL, acesse o menu Bibliotecas do SiBi em nosso Portal Eletrônico e selecione a biblioteca desejada.

Dirija-se a uma das bibliotecas do SiBi/Ufal. Na oportunidade, apresente um documento de identidade com foto e um comprovante de vínculo com a Ufal (comprovante de matrícula para alunos, último contracheque para servidores). Em seguida, os servidores do Sibi/Ufal efetuarão o registro de sua biometria e definirão a sua senha. Pronto! Agora você pode ter acesso a um acervo de mais de 300 mil exemplares de livros físicos e digitais. Aproveite!

Dirija-se a uma das Bibliotecas do SiBi/Ufal para cadastrar nova senha ou alterá-la, portando um documento de identificação com foto (válido em todo o território nacional). Você assinará um documento em que informará o motivo da alteração da senha.

Sim. A consulta local ao acervo pode ser realizada por qualquer pessoa, independentemente de vínculos com a Ufal.

Você poderá tomar emprestado até o total de cinco (05) livros, os quais deverão ser devolvidos nos seguintes prazos: 15 (quinze) dias para discentes e técnico-administrativos e 30 (trinta) dias para docentes. Esses prazos poderão ser renovados pelos próprios usuários por até três vezes consecutivas, desde que a obra emprestada não tenha sido reservada por outro usuário e que os referidos prazos não estejam expirados.

Não. A devolução deverá ser efetuada, exclusivamente, na biblioteca que realizou o empréstimo do material.

Sim, desde que o prazo para a devolução não tenha expirado. Vale lembrar que o próprio usuário pode realizar renovações por meio da Internet, a partir de seu computador, tablet, smartphone, etc. Cada livro poderá ser renovado por três (03) vezes consecutivas, no máximo, desde que a obra não tenha sido reservada por outro usuário e o prazo para devolução não tenha expirado. Nesse caso, a renovação somente poderá ser realizada no balcão de empréstimo das bibliotecas do SiBi/UFAL.

Como faço a renovação On-line?

A partir de qualquer local que ofereça acesso à internet, o usuário poderá realizar a renovação on-line. Basta acessar a página (pergamum.ufal.br), inserir seus dados e a senha cadastrada no Sistema Pergamum. As renovações on-line devem ser efetuadas em dias úteis.

Nessa situação, o prazo para devolução pode estar expirado ou o livro pode ter sido reservado por outro usuário.

A reserva somente poderá ser efetuada quando todos os exemplares do título desejado estiverem emprestados. Para realizar a reserva, basta acessar a página Reserva de Livros do portal eletrônico do SiBi/UFAL e clicar no botão ‘Reserve Aqui’, ou acessar diretamente o ‘Consulta ao Catálogo‘, procurar o livro desejado e fazer a sua reserva.  Assim que a obra estiver disponível, o usuário será avisado por e-mail e terá o prazo de 24 horas para efetivar o empréstimo, período após o qual a reserva será automaticamente cancelada. Vale lembrar que cada usuário tem direito a fazer uma única reserva por vez.

Quando a devolução de livro(s) ocorre fora do prazo previsto são geradas multas no valor de R$ 1,00 (por dia e por livro). Vale lembrar que, para efeito do cálculo de multas, somente serão considerados os dias úteis, descontados os sábados, domingos e feriados. Além disso, o SiBi/UFAL não efetua a cobrança de multas nos dias em que por motivos diversos as bibliotecas não tenham funcionado em horário integral (considerados os horários específicos de cada biblioteca).

Portanto, antes de gerar a GRU para pagamento de multas, consulte a biblioteca em que o empréstimo foi realizado.

GERANDO A GRU PELO PERGAMUM

Para gerar uma GRU para o pagamento de Multa, o usuário deverá acessar o ‘Meu Pergamum‘ no portal eletrônico do SiBi/Ufal, inserir seus dados, clicar na aba Empréstimo, opção Débitos e depois clicar no botão Gerar Boleto. Em caso de dúvidas sobre a geração da GRU, você também pode acessar o Vídeo-Tutorial: Gerando GRU na seção de Vídeos em nosso Portal, ou por meio do nosso Canal SiBi Ufal no YouTube.

 

GERANDO A GRU DE FORMA MANUAL

No caso de não conseguir gerar a GRU (boleto) pelo sistema Pergamum para poder quitar seus débitos com a Biblioteca, você, também, poderá gerá-la de forma manual. Para isso, basta seguir as instruções abaixo:

 

Instruções para gerar a GRU

1 Confirmar o valor a ser pago, após a devolução do material em atraso;

2 Acessar o site http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp;

3 Preencher a Guia de Recolhimento da União com os seguintes códigos:

.Unidade Gestora (UG): 153037 

.Gestão: 15222 

.Nome da Unidade: Universidade Federal de Alagoas (carregamento automático) 

.Código de Recolhimento: escolha a opção: 28830-6 / OUTRAS MULTAS e clique em AVANÇAR para que sejam abertas as outras opções para o devido preenchimento.

.Número de Referência: 

Para multas com a BIBLIOTECA CENTRAL – 15303715222

Para multas com a BIBLIOTECA CAMPUS ARAPIRACA – 153037152221029-6

Para multas com a BIBLIOTECA CAMPUS SERTÃO – 153037152221029-0

.Competência: mês e ano

.Vencimento: dia/mês/ano (data em que a multa será paga)

.CPF/CNPJ do Contribuinte: CPF do Usuário em Débito

.Nome do Contribuinte/Recolhedor: nome do usuário em Débito

.Valor Principal: valor total da Multa a ser paga

.Descontos e Abatimentos: não Preencher

.Outras Deduções: não Preencher

.Juros/Encargos: não Preencher

.Outros Acréscimos: não Preencher

.Valor Total: repetir o valor do campo – Valor Principal

4 Selecionar uma opção de geração: escolher a opção em PDF e clicar em EMITIR GRU;

5 Imprimir a GRU;

6 Efetuar o Pagamento;

7 Para que se possa efetivar a baixa da multa no Sistema, faz-se necessário enviar o comprovante de pagamento para o e-mail da Divisão de Serviços ao Usuário (DSU) da Biblioteca Central – dsu@sibi.ufal.br ou apresentá-lo no Balcão de Empréstimos da Biblioteca de sua Unidade Acadêmica.

O usuário poderá acessar o valor da multa por meio do ‘Meu Pergamum‘, clicando na aba ‘Empréstimo’ e depois na opção ‘Débitos’, ou, então, se dirigir ao balcão de empréstimo de quaisquer bibliotecas do SiBi/UFAL.

Sim, desde que o(s) livro(s) doado(s) seja(m) obra(s) relevante(s) para o ensino superior e esteja(m) em bom estado de conservação. Para comprovação de tais requisitos, a(s) doação(ões) será(ão) avaliada(s) por bibliotecários do SiBi/UFAL. Se aceita(s), a(s) doação(ões) quitará(ão) de modo parcial ou total da(s) multa(s) (a depender de seu montante). Se não for(em) aceita(s), a(s) obra(s) doada(s) será(ão) devolvida(s) para o usuário doador e o valor total da(s) multa(s) será mantido até futura quitação em dinheiro ou nova(s) doação(ões).

Sim, desde que o valor da(s) multas não ultrapasse o limite de R$ 10 (dez) reais, como também, as demais condições para renovação e empréstimo de livro(s) estejam atendidas, a exemplo do número máximo de exemplares por cadastro e o número máximo de renovações por obra.

No caso de multas superiores ao valor de R$ 10 (dez) reais, os serviços de empréstimo e renovação de livros serão automaticamente suspensos até a quitação da dívida.

O que é a declaração de Nada Consta? Como solicitá-la?

A declaração de Nada Consta comprova a existência ou inexistência de quaisquer pendências do usuário com as bibliotecas do SiBi/UFAL. É um documento necessário para fins de colação de grau, emissão de diploma, trancamento de matrícula, entre outras ações. Sua emissão é realizada pelo próprio usuário, bastando para isso, seguir as instruções dispostas neste tutorial: Declaração de Nada Consta.

 

Atenção! A visualização da declaração de Nada Consta somente será possível se o seu navegador permitir o aparecimento de pop-ups. Caso seja necessário, você poderá desbloquear os pop-ups seguindo as orientações do tutorial: Permissão de Pop-Up. 

Em caso de perda, furto ou roubo de livros emprestados, o usuário deverá repor as mesmas obras, de edição idêntica ou mais atual. Os livros para reposição poderão ser usados, desde que atendam aos critérios anteriores e estejam em bom estado de conservação.

Caso o livro não esteja mais disponível no mercado, o SiBi/Ufal indicará obra semelhante para substituição.

Em caso de danificação de livros locados, o usuário deverá repor a mesma obra, de edição idêntica ou mais atual que a da obra danificada. Os livros para reposição poderão ser usados, desde que atendam aos critérios anteriores e estejam em bom estado de conservação.

Caso o livro não esteja mais disponível no mercado, o SiBi/Ufal indicará obra semelhante para substituição.

Não. É de responsabilidade exclusiva dos usuários o cumprimento dos prazos de devolução dos livros emprestados. Os e-mails automáticos trata-se de um serviço adicional para auxiliar os usuários no acompanhamento dos prazos.

Sim, mesmo que os livros estejam atrasados, pois a multa será automaticamente registrada no sistema e poderá ser paga posteriormente pelo usuário titular do cadastro.

O SiBi/UFAL não se responsabiliza por empréstimo de livros entre usuários. Nessas situações, caso os livros sejam perdidos, danificados, furtados ou roubados, a responsabilidade pela reposição das obras é exclusiva do usuário que realizou o empréstimo junto às bibliotecas do SiBi/UFAL, em cujo cadastro os livros estejam registrados.