Biblioteca Setorial Museu Théo Brandão - MTB

A Biblioteca Setorial do Museu Théo Brandão (MTB), disponibiliza um acervo de grande valor histórico, além de exemplares raros, formado por livros, literatura de cordel e periódicos (nacionais e estrangeiros). Todo o acervo foi constituído a partir de doações, somando, aproximadamente, 2 (dois) mil títulos de livros e mais 2 (dois) mil exemplares de folhetos de cordéis.

Entre as doações, destacam-se a doação da coleção pessoal de Theotônio Brandão Vilela (1907-1981), professor, médico e folclorista muito distinto para a cultura brasileira e a de livros e literatura de cordel, de seu primo e discípulo, o folclorista José Aloísio Vilela. Outras doações de valor advieram de instituições museais, professores da Ufal e de outras entidades voltadas para a temática da cultura popular.

 

A despeito de ser uma biblioteca temática, especializada em Cultura Popular, Antropologia e outras disciplinas das Ciências Sociais, encontramos em seu acervo outras áreas do conhecimento humano, mais especificamente, dentre o material doado pelo próprio Théo Brandão, a saber: Matemática, Ciências Naturais, Ciências Aplicadas, Medicina, Letras e Artes. Isto é, uma coleção totalmente multidisciplinar.

No período compreendido entre 2012 e 2015, a Biblioteca passou por uma reestruturação em seu layout, e, atualmente, seu precioso acervo está sendo catalogado no sistema Pergamum, um gerenciador dos serviços técnicos bibliotécarios.

Ressalta-se que, por ser uma Biblioteca diferenciada, seu encontra-se disponível ao público apenas para a consulta local.    

 

Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Endereço: Av. da Paz, 1.490, Centro. Maceió – AL.

 

Lista de Serviços: Consulta local

 

Bibliotecária responsável: Janaína Xisto

E-mail: comunicacaomtb@gmail.com

Telefone: (82) 3214-1716

 

Instagram: @museutheobrandao