Quem Somos
O Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Alagoas (SiBi/Ufal) é um conjunto de bibliotecas integradas, sob os aspectos administrativo, funcional e operacional, alinhado às políticas educacional, científica e administrativa da Universidade. Tem por objetivo apoiar os programas de ensino, pesquisa e extensão, e a missão de conduzir de forma coordenada o desenvolvimento das atividades fins das bibliotecas, fortalecendo a promoção e a disseminação do acesso à informação, além de incentivar a busca do conhecimento.
Como responsável pelos serviços de aquisição de acervo, tratamento da informação e normatização dos serviços especializados, o SiBi/Ufal simplifica, entre outros, o compartilhamento dos recursos informacionais, o acesso ao acervo geral, a consulta e o empréstimo entre bibliotecas. Por tudo isso, busca garantir a unidade, a padronização e a harmonia de todos os produtos e serviços de informação oferecidos por suas bibliotecas, com o objetivo de facilitar a seleção, o acesso, a disseminação e a recuperação da informação a toda Comunidade Universitária.
Suas Bibliotecas buscam conservar e preservar os acervos impressos e digitais, interagindo com suas comunidades, e identificando as suas necessidades de uso para produzir informações especializadas visando o desenvolvimento das atividades acadêmicas. Outrossim, são responsáveis pelos registros da produção intelectual, e também dos registros históricos das pesquisas, além de proporcionarem o aumento da visibilidade da produção científica e dos pesquisadores da Ufal.
O SiBi/Ufal faz uso do Sistema Integrado de Bibliotecas Pergamum, um software que contempla as principais funções de uma Biblioteca, e que funciona de forma integrada, buscando facilitar a gestão no que se refere à recuperação de informações acerca de quaisquer itens disponíveis nas bibliotecas do Sistema, bem como à melhoria da qualidade global dos serviços aos usuários, promovendo a cooperação no tratamento da informação e o compartilhamento de recursos informacionais.
Além das bibliotecas, o Arquivo Central é participante do SiBi/Ufal desde o ano de 2012, e tem entre os seus objetivos, oferecer consultoria e orientação técnica para a organização dos documentos de atividades ‘meio e fim’. Outrossim, detém a guarda de documentos da época da administração do primeiro Reitor Dr. Aristóteles Calazans Simões, quando da fundação da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no ano de 1961, como também, de registros de atos administrativos e acadêmicos, entre outros documentos referentes aos demais acontecimentos importantes de nossa Universidade.
A Biblioteca Central (BC) é o órgão diretor e orientador das atividades do Sistema de Bibliotecas Ufal, que oferece suporte técnico-administrativo para todas as bibliotecas do Sistema. Além disso, apoia, também, as atividades do Repositório Institucional da Ufal (Riufal), sendo uma das Unidades responsáveis por sua manutenção e desenvolvimento.
Atualmente, o SiBi/Ufal é composto pelo Arquivo Central e 15 (quinze) bibliotecas, distribuídas na capital Maceió, no Município de Rio Largo e nas regiões do Agreste, Zona da Mata e Sertão alagoanos.
No Campus A. C. Simões, localizado na Capital Maceió, além do Arquivo Central, contamos com 08 (oito) bibliotecas:
– Biblioteca Central (BC);
– Bibliotecas Setoriais: Centro de Educação (CEDU); Espaço Cultural Prof. Salomão A. de Barros Lima; Graduação de Física; Graduação de Matemática; Graduação de Química; Arriete Vilela (Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística – PPGLL) e Museu Théo Brandão.
No Campus CECA, contamos com 02 (duas) bibliotecas:
– Biblioteca Campus CECA (BCC) – Campus de Engenharia e Ciências Agrárias, localizado no Município de Rio Largo;
– Biblioteca da Unidade Viçosa (Zona da Mata)
Na região do Agreste, contamos com 04 (quatro) bibliotecas:
– Biblioteca Campus Arapiraca (BCA), localizada na sede do Campus;
– Biblioteca da Unidade Palmeira dos Índios;
– Biblioteca da Unidade Penedo.
Na região do Sertão, na cidade de Delmiro Gouveia, contamos com 02 (duas) bibliotecas:
– Biblioteca Campus Delmiro Gouveia (BDG), localizada na sede do Campus;
– Biblioteca Unidade Santana do Ipanema.
Desenvolver ações em âmbito sistêmico, racionalizar investimentos, definir políticas e procedimentos padronizados comuns às bibliotecas, compartilhar recursos informacionais, facilitar o acesso aos acervos e à informação, estimular a busca do conhecimento e ampliar a visibilidade da produção científica de nossa Universidade é a nossa meta.