Repositório Institucional da UFAL - RI/UFAL
O Repositório Institucional da Ufal (RI/UFAL) é uma base de dados que reúne de forma organizada a produção científica produzida no âmbito acadêmico, funcionando como instrumento oficial para coleta, armazenamento, preservação, organização e ampla disseminação de todo o conhecimento produzido na Universidade. Por meio do acesso aberto, a principal meta do RIUFAL é proporcionar maior visibilidade aos resultados das pesquisas acadêmicas e científicas, dos pesquisadores e possibilitar a preservação da memória científica da Universidade .
Em outros termos, o RI/UFAL serve como uma grande vitrine para as pesquisas desenvolvidas na Universidade, sendo capaz de potencializar a visibilidade, acessibilidade e a difusão de toda produção científica e intelectual da UFAL, tendo entre os seus objetivos auxiliar pesquisadores em todo o mundo.
O RI/UFAL está localizado no prédio da Biblioteca Central da UFAL (BC/UFAL). Sua implantação ocorreu no ano de 2010, em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), e sua Política de Informação (Resolução 045/2016 – Consuni/UFAL) foi aprovada em 07 de novembro de 2016.
“Reunir em um só local virtual toda a produção científica da Universidade”, “Promover o acesso livre a essas produções” e “Preservar a memória intelectual da UFAL” estão entre os seus principais objetivos.
De acordo com a sua Política de Informação, podem fazer parte do acervo virtual do RI/UFAL as teses, dissertações, monografias de especialização, TCC, livros, capítulos de livros, artigos científicos de periódicos de acesso livre, memoriais acadêmicos e relatórios científicos.
O RI/UFAL faz parte do Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr), um mecanismo de busca multidisciplinar que permite o acesso gratuito à produção científica de autores vinculados a universidades e institutos de pesquisa brasileiros. Por meio desse mecanismo, também, é possível realizar buscas em fontes de informação portuguesas.
O RI/UFAL também faz parte da Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas – LA Referencia, uma rede latino-americana de repositórios de acesso aberto. Por intermédio de seus serviços, a La Referencia apoia estratégias nacionais de Acesso Aberto na América Latina, utilizando-se de uma plataforma que prioriza a interoperabilidade, o compartilhamento e a visibilidade da produção científica produzida em instituições de ensino superior e pesquisa científica.
Atualmente são 10 (dez) os países que formam a La Referencia – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, El Salvador, México, Peru e Uruguai -, isto é, mediante as estratégias de integração, é possível ter acesso a artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado originários de mais de uma centena de universidades e instituições de pesquisa pertencentes a esses países.
O RI/UFAL também está inserido no Directory of Open Access Repositories (OpenDOAR), um diretório de repositórios acadêmicos mundiais que, mediante o monitoramento, busca garantir elevado grau de qualidade e consistência da informação nos repositórios acadêmicos de acesso aberto. Permite, ainda, a identificação, navegação e pesquisa de repositórios, com base em uma variedade de recursos, como localização, software ou tipo de material armazenado.
Por tudo isso, o RI/UFAL está capacitado para garantir a preservação e a visibilidade internacional de todas as publicações acadêmicas e científicas nele depositadas.
O que significa Acesso Aberto (Open Access)?
Acesso Aberto é a disponibilidade e o acesso gratuito aos resultados de pesquisas científicas. Baseia-se na premissa de que o conhecimento científico é um bem público e, por isso, deve estar disponível para todos. É uma alternativa ao modelo tradicional de publicação, que restringe o acesso a conteúdos por meio de assinaturas pagas.
Quais os benefícios do Acesso Aberto?
Estudiosos como Brody e Harnad (2004) entendem que “o acesso livre (Open Access) a resultados de pesquisa maximiza o acesso à pesquisa propriamente dita, acelerando e aumentando consideravelmente o impacto dessas pesquisas e, consequentemente, a produtividade, o progresso e as recompensas da pesquisa.”
Assim, dentre outros benefícios, o acesso aberto promove o aumento da visibilidade dos resultados de pesquisa, potencializa, ainda, a citação e a colaboração internacional dessas atividades, além de expandir o acesso às descobertas das pesquisas, revisadas por seus pares.
Deixe um legado para as gerações futuras, deposite os resultados de suas pesquisas no RI/UFAL!
Bibliotecários Responsáveis:
– Cristiane Cyrino Estevão
– Valter dos Santos Andrade
– Dilma Maria dos Santos Cunha
Website: www.repositorio.ufal.br
E-mail: ri@sibi.ufal.br
Telefone: (82) 3214-1660