NOTA

Em virtude da alta transmissibilidade da nova cepa ômicron da Covid-19, a Biblioteca Central continuará oferecendo o serviço remoto de agendamento para a devolução de livros por tempo indeterminado, como forma de contribuir com a preservação da saúde e vidas de seus usuários e colaboradores.

As devoluções ocorrerão sempre às quartas e sextas-feiras, das 8 às 14 horas, de acordo com os agendamentos. Para solicitar este serviço, o usuário deve enviar sua solicitação para o e-mail da Divisão de Serviços ao Usuário (dsu@sibi.ufal.br).

Vale salientar que, essas medidas cabem, apenas, às bibliotecas Central e setoriais do Campus A. C. Simões, as demais bibliotecas do SiBi/UFAL, seguem com seus agendamentos normais.

Os serviços ofertados de forma remota, como emissão de nada consta, elaboração de fichas catalográficas, depósito de documentos no RI/UFAL, cadastro de usuários, dentre outros, continuarão funcionando normalmente. 

Para quaisquer dúvidas, acesse o nosso portal (www.sibi.ufal.br) e/ou envie um e-mail para secretaria@sibi.ufal.br.

Pagou a multa?! Envie o comprovante para a biblioteca!

Fique atento!

Após gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) – (acesse o tutorial) – e efetuar o pagamento da multa, o usuário deverá enviar o comprovante de pagamento (foto ou digitalização), via e-mail, para a Biblioteca em que foi realizado o empréstimo de livros.

A baixa da multa no Sistema Pergamum somente poderá ser efetivada a partir do recebimento desse comprovante de pagamento pela biblioteca.

Confira os e-mails das Bibliotecas para o envio do comprovante de pagamento:

CAMPUS A. C. SIMÕES

1 BIBLIOTECA CENTRAL (BC) e SETORIAIS – Divisão de Serviços ao Usuário (DSU): –> dsu@sibi.ufal.br

CAMPUS ARAPIRACA

1 BIBLIOTECA CAMPUS ARAPIRACA (BCA): –> bcaarapiraca@gmail.com

2 BIBLIOTECA UNIDADE PALMEIRA DOS ÍNDIOS: –> kassandra.kallyna@palmeira.ufal.br

3 BIBLIOTECA UNIDADE PENEDO: –> bibliotecapenedo85@gmail.com

CAMPUS CECA

1 BIBLIOTECA CAMPUS CECA: –> myrtes.nascimento@sibi.ufal.br / erisson.santana@delmiro.ufal.br

2 BIBLIOTECA UNIDADE VIÇOSA: –> bibliotecapolovicosa@gmail.com

CAMPUS SERTÃO

1 BIBLIOTECA CAMPUS DELMIRO GOUVEIA (BDG): –> biblioteca.delmiro@sibi.ufal.br

2 BIBLIOTECA UNIDADE SANTANA DO IPANEMA (UESI): –> biblioteca.santana@sibi.ufal.br

Como gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento de Multa?

Confira mais tutoriais no menu Guias e Tutoriais no Portal SIBI/UFAL ou diretamente em nosso Canal no YouTube.

O SIBI/UFAL conecta você!

Procedimentos para o envio de Trabalhos Acadêmicos do Campus A. C. Simões ao RIUFAL (e-mail)

Nesse período de pandemia, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), Dissertações e Teses, produzidas pelos discentes dos cursos de Graduação e Pós-Graduação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), devem ser enviados para o correio eletrônico do Repositório Institucional da UFAL (RIUFAL) por meio do e-mail ri@sibi.ufal.br. Entretanto, ressalta-se que os TCC, relativos aos cursos de Pedagogia Presencial e EaD do Centro de Educação (CEDU), devem ser enviados para os e-mails coordpedufal@gmail.com e pedagogiauab@gmail.com, respectivamente.

Destaca-se que mencionados trabalhos acadêmicos devem ser enviados, obrigatoriamente, com os seguintes documentos anexados ao e-mail:

1 Ficha Catalográfica – O que é? Como solicitar? – Acesse: http://sibi.ufal.br/portal/?page_id=579

2 Folha de aprovação, assinada por:

– Todos os membros da banca examinadora; ou

– 02 (dois) membros da banca examinadora, pelo menos; ou

– 01 (um) membro da banca examinadora (excepcionalmente), e também pelo Coordenador do Curso de Graduação ou Programa de Pós-Graduação respectivo.

3 Termo de autorização para a publicação (<–clique aqui), assinado pelo(a) autor(a).

– A assinatura deste Termo poderá ser dispensada, caso haja dificuldades para o seu devido escaneamento. Contudo, deverá estar expressa no texto do e-mail a autorização para a publicação do trabalho acadêmico no RIUFAL.

Observações:

– Envie a sua solicitação com antecedência, pois, devido à grande demanda, o prazo de resposta às solicitações (e-mail) é de quatro dias úteis;

– Para conhecer um pouco mais sobre o RIUFAL, clique aqui: http://sibi.ufal.br/portal/?page_id=1334

– Quer mais informações sobre o depósito de documentos no RIUFAL, acesse: http://sibi.ufal.br/portal/?page_id=1761

– Para acessar todas as produções depositadas no RIUFAL, acesse: www.repositorio.ufal.br

– Quaisquer dúvidas ou mais informações, envie um e-mail para ri@sibi.ufal.br

 

Vai colar grau ou emitir o diploma? Agende a Devolução Presencial de Livros!

Todas as bibliotecas do Sistema de Bibliotecas da UFAL (SiBi/UFAL) oferecerão este serviço especial.

A partir do próximo dia 05 de outubro, você que necessita da declaração de NADA CONSTA poderá agendar a devolução dos livros que tomou emprestado, antes do período de suspensão de nossas atividades presenciais por conta da pandemia.

Ressaltamos que, este serviço é exclusivo para aqueles que, em virtude da necessidade de Colação de Grau ou Emissão de Diploma, desejam emitir a declaração de Nada Consta.

Você pode agendar a devolução de livros diretamente com a biblioteca em que foi realizado o empréstimo, à exceção das Bibliotecas Setoriais do Campus A.C. Simões (CEDU, Espaço Cultural, Física, Matemática e PPGLL–Arriete Vilela) e das Bibliotecas do Campus CECA (CECA e Unidade Viçosa) cujo agendamento deverá ser realizado por meio do e-mail da Biblioteca Central do Campus A.C. Simões.

Confira, abaixo, os horários estabelecidos para esse atendimento presencial em cada biblioteca, como também os e-mails para o envio das solicitações de agendamento:

Campus A. C. Simões:

– Biblioteca Central –> dsu@sibi.ufal.br

– Bibliotecas Setoriais –> dsu@sibi.ufal.br

Campus Arapiraca

– Biblioteca do Campus Arapiraca: bcaarapiraca@gmail.com

– Biblioteca Unidade Penedo: bibliotecapenedo85@gmail.com

– Biblioteca Unidade Palmeira dos Índios: kassandra.kallyna@palmeira.ufal.br

Campus Ceca

– Biblioteca do Campus Ceca –> dsu@sibi.ufal.br

– Biblioteca Unidade Viçosa –> dsu@sibi.ufal.br

Campus Delmiro Gouveia

– Biblioteca do Campus Delmiro Gouveia: biblio.delmiro@gmail.com

– Biblioteca Unidade Santana do Ipanema: biblioteca.santana@sibi.ufal.br

Para quaisquer outras informações, entre em contato conosco, de segunda a sexta, no horário das 8h30 às 13h30.

– Biblioteca Central: (82) 3214-1460

– E-mail: secretaria@sibi.ufal.br

Para saber como emitir a Declaração de Nada Consta, acesse os tutoriais em vídeo e PDF na página Guias e Tutoriais.

Fique atento às publicações em nossas redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter e Youtube) e, por aqui, no portal.

O SiBi Ufal conecta você!

Prazo estendido para quando as aulas voltarem ao normal

Quem estiver com livro emprestado, desde o período anterior à suspensão das atividades presenciais das bibliotecas por conta da pandemia, pode ficar despreocupado, pois o prazo para a devolução foi estendido para até uma semana após o retorno das aulas normais, sem sanções, em todas as bibliotecas do SiBi/Ufal. Isto é, quando tudo voltar ao normal!
🤗

Fique tranquilo, ninguém será prejudicado! 💙 😊📚 .

Pedimos que desconsidere quaisquer e-mails de cobrança por atraso ou solicitando atualização de cadastro, visto que são enviados automaticamente pelo sistema. ⚠️

Fique atento às nossas publicações!

Acompanhe-nos em nossas redes sociais – Instagram, Facebook, Twitter e YouTube

O SiBi Ufal conecta você!!!